O CICLO volta à sua casa natal, um mês e meio após a sua primeira edição.
Com uma programação que cruza gerações, e diferentes abordagens do jazz e da música contemporânea. O Double Bill apresenta dois grupos que têm na improvisação, o principal manifesto.
O Double Bill conta já com 4 anos de existência, e mais de duas dezenas de edições, dentro e fora de Portugal, e um total de 60 músicos.
MIGUEL MIRA/CARLOS "ZÍNGARO" /HERNANI FAUSTINO/MARCELO DOS REIS
MIGUEL MIRA . violoncelo
CARLOS "ZÍNGARO" . violino
HERNANI FAUSTINO . contrabaixo
MARCELO DOS REIS . guitarra clássica
Quarteto atípico de cordofones, parte para este primeiro encontro com a permissa de cruzar as diferentes "naturezas" da música clássica e contemporânea, assentando a linguagem em dinâmicas inicialmente exploradas no século XX.
Se por um lado, Miguel Mira navega por territórios mais "jazzísticos" no Rodrigo Amado "Motion Trio", tem também demonstrado uma maior elasticidade no duo "Cellos", ao lado de Ulrich Mitzlaff.
Carlos "Zíngaro" dispensa apresentações, dado que se tornou na maior referência nacional, quando se fala da música livremente tocada.
Hernani Faustino, tem-se destacado pelos seus trabalhos no aclamado Red Trio, e ao lado de nomes como Lotte Anker, Jon Irabagon, John Butcher e Nate Wooley. A fechar o quarteto, está Marcelo dos Reis, músico que se tem desdobrado em diferentes projectos, dos quais se destacam o quinteto FAIL BETTER!, o trio de cordas "OPEN FIELD", e o grupo PEDRA CONTIDA.
LUÍS VICENTE/JOÃO LENCASTRE/RODRIGO AMADO/JOÃO HASSELBERG
photo by Nuno Martins |
LUÍS VICENTE . trompete
JOÃO LENCASTRE . bateria
RODRIGO AMADO . saxofone
JOÃO HASSELBERG . contrabaixo
Se alguma dúvida existia sobre as ligações do jazz mainstream ao jazz de cariz mais livre, este quarteto vem assim demonstrar que a música não conhece fronteiras, e que só dessa forma ela poderá evoluir e encontrar novos caminhos.
Para além de tocar "mainstream", João Lencastre tem um especial interesse pela música de carácter mais livre, representado essa sua "veia" no "Open Mind Ensemble" e em duo com o guitarrista André Fernandes. João Hasselberg tem um passado que conta com colaborações com o "IMI Kollektief" (Clean Feed Records), logo, este universo não é de todo desconhecido para o contrabaixista, que recentemente lançou o fantástico "Whatever it is you're seeking..." pela Sintoma Records.
Luís Vicente e Rodrigo Amado, são já referências do panorama musical nacional, e prometem levar o "CRA" abaixo, pois segundo o trompetista, "...aguardamos expectantes pela próxima ocasião."
DJ JUKEBOX SESSIONS
HENRIQUE SANTANA . discos
Os discos ficarão a cargo do DJ JUKEBOX SESSIONS aka Henrique Santana, com um pé assente na música mais funk, rock, e afro dos anos 60 e 70, promete não deixar indiferente, todos os que se dirigirem ao Clube Recrativo dos Anjos, durante a noite de 29 de Março.
+ INFO
Entrada : 5€
Reservas através de : doublebill.cmi@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário