terça-feira, 13 de maio de 2014

CICLO #4

O dB apresenta
CICLO #4
Sexta . 23 de Maio . 22h30
CLUBE RECREATIVO DOS ANJOS

O CICLO retoma há já sua habitual casa para celebrar a sua quarta edição, com dois grupos de características muito distintas, mas com um objectivo comum, a improvisação livre.
------------------------------------------------------------------------------

OPEN MIND ENSEMBLE

Paulo Pimentel . piano
Luís Vicente . trompete
Miguel Mira . violoncelo
João Lencastre . bateria
Luís Bragança Gil . condução
Albert Cirera, Francisco Andrade, José Bruno Parrinha . palhetas


Trata-se de um grupo com uma linguagem inovadora, pois combina a Improvisação Livre (ou seja, musica improvisada sem nenhum tema pré-definido) com uma Direcção Musical. A direcção intervêm na criação que os músicos estão a produzir, no sentido de a conduzir – conducting - originando uma estrutura musical, que também ela está a ser criada em tempo real. Assim o maestro/conductor faz a sua improvisação através do seu ”instrumento” que é o ensemble instrumental. Com a sua géstica vai direcionando o grupo para novos caminhos, muitas vezes muito contrastantes, interferindo assim no "conteúdo musical" do grupo ao longo do tempo da performance.

Nesta relação instrumentistas/conductor há uma grande horizontalidade na sua inter-relação, tendo todos uma igual importância no resultado sonoro. Isto possibilita um grande ecletismo de linguagens, grandes contrastes estilísticos, potenciando paradoxalmente tanto a criação individual muito pessoal de cada músico, como uma grande coesão de conjunto; independentemente da linguagem resultante em cada take que, por natureza, é sempre nova e surpreendente.


------------------------------------------------------------------------------

MARIA DO MAR/MARCELO DOS REIS/RICARDO A. FREITAS
Maria do Mar . violino 
Ricardo A. Freitas . baixo acústico
Marcelo dos Reis . guitarra acústica

Esbatidas as fronteiras musicais, e ultrapassados todos os estigmas que julgavam poder ditar o caminho que algum género musical deveria tomar, desde logo se abrem possibilidades tão transversais quanto aquele limite que só antes sonhavamos. 

O encontro destes três músicos com percursos que antes se pensavam distintos, é agora uma realidade comum quando falamos no termo improvisação livre, ao olharmos de fora percebemos que "do Mar" tem um trajecto vincado na música clássica, que se abriu com os novos horizontes que agora pesquisa para o alcançe de um universo mais vasto, "A. Freitas" tem viajado por terrenos mais "jazzísticos" por via do grupo GRIP, ora via o grupo Interlúnio, que viaja por influências orientais e mediterrânicas, mas sempre com o espírito aventureiro que caracteriza as mentes ávidas de conhecimento e abertura. "Reis" palmeia um caminho dentro da música improvisada, seja com uma abordagem "mais jazz/rock" no quinteto Fail Better!, ou com um trabalho assente nas abordagens contemporâneas através do grupo Pedra Contida, do trio de cordas Open Field, ou em duo com a harpista Angélica V. Salvi.

O convite está feito, a viagem será de todos.


+ INFO

Entrada 5€

Reservas doublebill.cmi@gmail.com





Sem comentários:

Enviar um comentário